Como consultar o status da folha de pagamento no eSocial Doméstico

No sistema eletrônico do eSocial Doméstico, o empregador poderá consultar a Situação/Status de cada uma das folhas de pagamento. Veja como fazer isso!

Como consultar o status de guias DAE no eSocial Doméstico

A consulta de folhas de pagamento ou guias no eSocial Doméstico é uma das funcionalidades do sistema disponíveis para os empregadores domésticos desde 2020.

Assim, o empregador tem a possibilidade de consultar todas as guias DAE (Documento de Arrecadação do eSocial) já pagas em cada mês.

Para acessar a funcionalidade, o empregador deve:

  • Acessar o menu [Folha de Pagamentos] > [Consultar Guias Pagas].
  • Selecionar o ano e conferir o status de cada mês.

Com a ferramenta, além de consultar em detalhes cada guia paga, é possível consultar os valores declarados de tributos e FGTS nas folhas já fechadas.

Leia também: Como assinar a carteira de trabalho digital da doméstica? Todos os passos em 2025

O que significa o status de cada uma das folhas de pagamento no eSocial?

Como já mencionado, ao consultar as guias (DAE) da doméstica pagas – o sistema eletrônico exibe uma página com um resumo das folhas de pagamento, onde o usuário poderá visualizar o status de cada guia em determinado ano.

Mas o que significa cada um dos “status” exibidos pelo sistema. É o que vamos ver a seguir. Acompanhe!

1. Pendente: esse status é exibido quando existirem empregados [ativos] e/ou [afastados] que recebem remuneração, e houver informações de remuneração/pagamento, desde que a competência (mês/ano) não tenha sido reaberta.

2. Em edição: em “edição” significa que se existirem empregados “ativos”e/ou “afastados” e houver informações de remuneração/pagamento (antes do encerramento da folha). Essa situação também será indicada quando houver valores de Imposto de Renda a recolher de competências anteriores e, em todas essas situações, desde que o encerramento da folha nunca tenha sido realizado.

3. Reaberta: isso significa que está aguardando encerramento. A mensagem “reaberta” será atribuída sempre que a folha for reaberta e estiver aguardando novo encerramento.

4. Encerrado: esse status evidencia que o fechamento da folha de pagamento for registrado com sucesso.

5. Sem movimentação: esta situação indica que os trabalhadores estiveram “afastados” durante toda a competência, por motivos que não geram remuneração [desde que não existam valores de Imposto de Renda a recolher de competências anteriores].

6. Sem trabalhadores e valores a recolher: neste caso não existiram empregados “ativos” e/ou “afastados” no mês, desde que a competência não tenha sido reaberta e não tenha valores de Imposto de Renda a recolher de competências anteriores.

Agora que você já sabe cada um dos status, vamos falar rapidamente sobre a elaboração da folha de pagamento no eSocial.

Leia também: O que são as rubricas do eSocial

Como elaborar a folha de pagamento mensal da doméstica no eSocial?

Este é um assunto que nunca é demais abordar, por isso vamos aproveitar mais uma vez a oportunidade de explicar rapidamente os principais passos para elaborar a folha de pagamento da sua empregada doméstica.

Então… vamos aos passos:

  1. 1. Clique na competência desejada para abrir a folha de pagamento.
  2. 2. Selecione o empregado para:
  3. editar a data de pagamento;
  4. o valor de salário;
  5. adicionar vencimentos no caso de horistas, diaristas e semanalistas;
  6. Inserir parcelas remuneratórias, como horas extras, adicional noturno, entre outras;
  7. informar os descontos, como faltas, atrasos etc.
  8. Clicar em “Encerrar Folha” se os valores preenchidos automaticamente estiverem corretos.
  9. Se Opção para alterar a data do pagamento de salários ao trabalhador.
Bom saber! Para empregados que não tiverem adicionais e outros descontos (exemplo: horas extras ou faltas), o empregador poderá apenas conferir o valor preenchido automaticamente pelo sistema e clicar no botão Encerrar Folha.


Você já pensou em terceirizar a folha de pagamento dos seus empregados domésticos? Você sabia que é útil terceirizar a gestão da sua doméstica, babá, cuidador de idosos, entre outros profissionais que prestam serviços domésticos, e economizar tempo e esforço, além de minimizar riscos na sua relação trabalhista?

A SOS Empregador Doméstico é especialista em folha de pagamento e impostos domésticos e cuida de todas as questões trabalhistas e de conformidade tributária para que você possa se concentrar em outros aspectos da sua vida. Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco hoje mesmo.